terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia do Professor

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Frase célebre de Cora Coralina deveria exprimir o sentimento verdadeiro de todos os que exercem o ofício de lecionar. Sabemos, não é bem a verdade. A maioria dos professores não é satisfeita com as condições do ensino no Brasil, e tem razão.

Porém, nem poderíamos, nesse Dia do Professor, fazer uma crítica mordaz, tampouco unicamente louvar as ações de melhoria. Analisemos o meio termo a traduzir que estamos no caminho certo. A sanção da Lei do Piso para professores da Educação Básica representa, decerto, um dos maiores avanços na área educacional nos últimos anos.

No entanto, ainda não é cumprida por todos os gestores brasileiros; o que compromete proporcionalmente a qualidade da educação. Uma mudança efetiva desse quadro requer o máximo de investimento na remuneração dos professores. Também na estrutura das escolas, na prática do ensino, na aprendizagem dos alunos.

Precisamos urgentemente equiparar a rotina de trabalho do professor à dignidade. Como exigir empenho, satisfação, empolgação de um profissional que, se não trabalhar 12 horas por dia, não poderá sustentar a família? Muito menos se preparar devidamente para a sequência abrasadora de trabalho diária.

Além do piso, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores, a instituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os programas de capacitação de professores, são exemplos de ações que devem ser permanentemente potencializadas. E é imperativo mantermos acelerado esse ritmo.

Precisamos ampliar o lugar da educação na pauta de trabalho dos governos. O desenvolvimento do país depende disso. Afinal, como professou Paulo Freire, “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Por isso é que clamamos por melhorias efetivas para os professores em nosso Estado.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da AL

Deputado Estadual Artur Bruno PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário